XV TORNEIO DA AMIZADE - VOLEIBOL MASTER INTERNACIONAL

 ÁGUAS DE SÃO PEDRO/SP

 PERÍODO DE 05 A 09/07/2018

  REGULAMENTO GERAL

I - Dos Objetivos:

Art.1º O XV Torneio da Amizade - Voleibol Máster Internacional de Águas de São Pedro, terá como objetivos principais, a inclusão social através da prática sadia do esporte, o lazer e a integração entre os participantes, proporcionar e incentivar a prática do voleibol entre atletas dessa categoria, fortalecer os laços de amizades através da convivência, na busca por uma melhor qualidade de vida.

II - Da Promoção, Organização e Apoio:

Art.2º O XIV Torneio da Amizade - Voleibol Máster Internacional tem o apoio da Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro através de sua Coordenadoria de Esportes. Coordenação Geral do Professor Lourival Faria.

III - Da Participação:

Art.3º Poderão participar do XV Torneio da Amizade - Voleibol Máster, atletas de qualquer região do país ou países que mantenham relações diplomáticas com o Brasil, pertencentes a clube, empresa, agremiações ou grupos de atletas constituídos para esse fim.

Art.4º O torneio será disputado por equipes femininas, regularmente inscritas, nas categoria.

Parágrafo Único: Para participar em cada categoria a atleta deverá ter a idade completa ou completá-la no ano da competição, independente de dia e mês. 

Por exemplo, na categoria 40 anos ou mais poderão se inscrever atletas com data de nascimento anterior ou até 31.12.1978.

Feminino “A”

Feminino “B”

Feminino “C”

33 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1985.

Permitido duas (02) atletas

com 31 anos ou mais, nascidas

em 1987, ou antes.

40 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1978.

Permitido duas (02) atletas

 com 38 anos ou mais, nascidas

em 1980, ou antes.

45 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1973.

Permitido duas (02) atletas

com 43 anos ou mais, nascidas

 em 1975, ou antes.

Feminino “D”

Feminino “E”

Feminino “F”

50 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1968

Permitido duas (02) atletas

com 48 anos ou mais, nascidas

em 1970, ou antes.

55 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1963

Permitido duas (02) atletas

com 53 anos ou mais, nascidas

em 1965, ou antes.

60 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1958

Permitido duas (02) atletas

com 58 anos ou mais, nascidas

em 1960, ou antes.

Feminino “G”

 

 

65 Anos ou mais.

Nascidas antes ou até 1953

Permitido duas (02) atletas

com 63 anos ou mais, nascidas

 em 1955, ou antes.

 

 

OBS: Cada categoria deverá ter um mínimo de 04 (quatro) equipes inscritas. Caso a categoria não atinja este mínimo, sua realização será cancelada ou integrada com outra categoria, após avaliação do Comitê Organizador e o consentimento das equipes envolvidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Art.5º Uma mesma jogadora, só poderá atuar em até duas (02) equipes, desde que sejam de categorias diferentes do mesmo clube ou não.

§ 1º - Exceção à regra: uma atleta que já esteja inscrita em outras duas categorias poderá ser inscrita na categoria(G) 65 anos, como sua terceira equipe, desde que tenha a idade permitida, "somente nesta categoria". 

§  2º - No entanto, caso venham a coincidir horários de jogos, corre por conta e risco da jogadora e das equipes que a inscreverem. A tabela não será alterada!

Art.6º As equipes deverão ser formadas com um mínimo de 10 e no máximo 12 atletas devidamente inscritas. Exceto Cat G-69 anos, que poderá ser de 08 a 12 atletas.

IV - Da Inscrição:

Art.7º As inscrições deverão ser feitas em formulário próprio para esse fim, no modelo de 2018 e será fornecido pela organização do evento.

§ 1º - Devido serem as vagas limitadas, o período de inscrições será de 01 de Março até preencherem todas as vagas por categoria, ou até 10 de Abril de 2018.  NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES APÓS ESSA DATA!

§ 2º - Somente depois de formalizados todos os procedimentos para a inscrição, os pagamentos da Taxa de Inscrição com número de protocolo e reservas de hospedagens terem sidos efetuados no seu total, é que a equipe será considerada INSCRITA.

§ 3º - NO CASO DE DESISTÊNCIA DA EQUIPE A TAXA DE INSCRIÇÃO PAGA NÃO SERÁ DEVOLVIDA, será destinada a despesas administrativas.

§ 4º - Não serão aceitos pedidos de reservas de inscrições condicionais; via fone ou por e-mail.

Art.8º O prazo final para entrega da Relação Nominal será dia 20 de maio de 2018. Nela devem constar nomes, datas de nascimento,RGs telefones e e-mails de todas as atletas, depois de preenchida em todos os campos, deverá ser enviada por e-mail à Coordenação Geral.

§ 1º - Prazo para alterações sem custo até 10 de junho de 2018.

§ 2º - Após essa data, serão permitidas trocas. Porém, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50,00 por nome incluído ou substituído, até o Congresso Técnico, que será realizado às 12h00 do dia 05 de julho de 2018 em Águas de São Pedro.

§ 3º - Findo o Congresso Técnico, não será permitida qualquer alteração na Relação Nominal da equipe.

Art.9º Para fins de comprovante de identidade serão aceitos somente o RG , CNH, Registros em Conselhos Federais com foto ou Passaporte com o prazo de validade em vigor. Todos os documentos originais. Não serão aceitos documentos em fotocópia, mesmo que autenticados!

Parágrafo Único: A jogadora que não cumprir o disposto nos artigos 4º e 9º estará impedida de participar da partida em que sua equipe for disputar. Não cabendo recurso desta determinação.

V - Das Disposições Técnicas:

Art.10. As partidas serão disputadas de acordo com as regras oficiais de jogo da FIVB em vigor, mais as normas contidas neste  Regulamento Geral.

Art.11 O piso das quadras é de cimento, revestido com tinta especial RWX para o voleibol.

Art.12. A altura da rede será a oficial, 2,24m para as categorias - A, B, C. Para as categorias D, E, F e G a altura será de  2,20m.

Art.13 A bola oficial desta competição será a da marca Penalty PRÓ 7.0.

Parágrafo único: Não serão fornecidas bolas para aquecimento. Cada equipe deverá ter suas próprias bolas para esse fim. 

Art.14 As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets de 25 pontos cada, com diferença de dois pontos. (Dois Sets ganhos). No sistema de pontos por rally. No caso de 3º set, este será no “tie break” com 15 pontos ou até a diferença de dois pontos. Não haverá tempo técnico no 8º e no 16º ponto.

Art.15 As equipes deverão se apresentar uniformizadas para os jogos, com camisetas e bermudas ou shorts iguais, devendo cada jogadora estar identificada por um número, não podendo haver número repetido. Exceto atleta líbero que terá uniforme de cor diferente das demais atletas.

Art.16 Serão permitidas até 12 (doze) substituições no mesmo set, sendo que a atleta que retornar a quadra no mesmo set, substituirá obrigatoriamente a atleta que entrou em seu lugar. A atleta que for atuar na posição de líbero deverá ser indicada antes do início de cada set e ser da mesma categoria da equipe.

Art.17 A contagem de pontos para fins de classificação será a seguinte:

Vitória..............................02 pontos.                         

Derrota............................01 ponto.  

Não comparecimento......00 ponto.                                                                                     

Art.18 Na 1ª fase, para fins de classificação, caso haja empate, entre duas ou mais equipes, será obedecido o seguinte critério:

§ 1º - Set average.

§ 2º - Ponto average.

§ 3º - Confronto direto entre as equipes empatadas.

§ 4º - Sorteio. (cujas normas de realização serão definidas pelo Comitê organizador).

Art.19 Haverá tolerância de 10 minutos, apenas para o primeiro jogo da rodada.

§ 1º - Vencido este prazo, a equipe que não comparecer será considerada perdedora por WO (2 x 0).

§ 2º - Será considerada perdedora por WO (2 x 0) a equipe que se apresentar para jogar com menos de 06 (seis) jogadoras.

§ 3º - No caso das duas equipes estarem com menos de 06 jogadoras cada uma, ambas serão consideradas perdedoras por WO (2 x 0).

Art.20 A relação das atletas que irão participar do jogo, bem como, os documentos de identidade, deverão ser entregues ao delegado da partida 10 minutos antes do jogo. 

Art.21 Só poderão permanecer no recinto da partida as pessoas credenciadas e identificadas pela equipe de arbitragem.

Parágrafo único: O profissional de Educação Física, identificado na Relação Nominal da equipe, como técnico, deverá portar o registro no CREF, na sua forma original e dentro do prazo de validade. Sendo de responsabilidade da(o) responsável pela equipe, a observância desse dispositivo.

Art.22 Após o preenchimento da súmula, em conformidade com a relação de atletas e integrantes do banco, não será permitida nenhuma modificação na mesma.

Parágrafo único:  A atleta inscrita na súmula de um jogo em uma determinada quadra deve permanecer nesta quadra até o final da partida. Caso saia desta quadra, esta atleta não poderá voltar a compor sua equipe nesta partida. Exceto se o motivo da saída foi para atendimento médico.

VI - Do Sistema de Disputa:

Art.23 Na primeira fase, as equipes serão distribuidas em grupos, onde jogarão entre si dentro do próprio grupo, em sistema de rodízio simples (turno único) para apurar a ordem de classificação de cada grupo.   

§ 1º -  O critério para distribuição das equipes nos grupos será por ordem de inscrição. O Congresso Técnico,  será realizado às 12h00 do dia 05 de julho de 2018 em Águas de São Pedro, servirá para dirimir dúvidas quanto a sistemática da competição para todas as categorias.

§ 2º - Quando da distribuição das equipes nos grupos, as equipes de um mesmo clube e mesma categoria, serão colocadas em grupos diferentes, evitando-se assim, o confronto. Este parágrafo aplica-se apenas e exclusivamente na primeira fase do torneio.

§ 3º - Na segunda fase, as equipes disputarão através de uma Eliminatória Simples, o título de Campeã, Vice Campeã e 3ª Colocadas de cada categoria, segundo sistemática e chaveamento de cada categoria ou ainda conforme decisões acordadas no Congresso Técnico.

§ 4º - O critério de distribuição das equipes nas chaves eliminatórias será feito conforme o estabelecido no Regulamento Específico da categoria, segundo a forma de chaveamento, que serápublicado em Águas de S. Pedro. Dele não caberão recursos.

§ 5º - Garantia de um mínimo de cinco (5) jogos a cada equipe por categoria.

§ 6º - A tabela geral dos jogos será entregue no Congresso Técnico.

VII - Da Premiação:

Art.24 Será premiada com um troféu, a equipe campeã, a vice-campeã e a 3ª colocada na competição, dentro da sua categoria.

Art.25 Serão premiadas com medalhas douradas, prateadas, bronzeadas e cobreadas, respectivamente, as atletas que se sagrarem campeãs, vice-campeãs, 3ª e 4ª colocadas na competição, dentro da sua categoria.

VIII - Do Cerimonial de Abertura e Encerramento:

Art.26 O cerimonial Oficial de abertura será no dia 05 de julho, as 13horas, sendo obrigatória a participação de todas as equipes inscritas.

§ 1º - A equipe que não cumprir este dispositivo, não poderá participar do Torneio no ano seguinte.

§ 2º - Recomenda-se às equipes levarem suas bandeiras (Clube, Cidade, Estado, etc.) para tornar mais belo e cívico o cerimonial.

IX - Da Justiça e Disciplina:

Art.27 A atleta que participar de forma irregular de qualquer partida, estará automaticamente eliminada da competição. 

Art.28 A equipe que incluir atleta inscrita irregularmente ou por má fé, estará automaticamente eliminada da competição. 

Art.29 Quando uma equipe for eliminada da competição, serão anulados todos os seus resultados obtidos, inclusive para o caso de desempate entre duas equipes que tenham jogado contra ela. 

Art.30 A equipe que por qualquer razão se recusar a continuar a disputa da partida, depois de advertida pelo árbitro, ainda que permaneça na quadra, será considerada perdedora por WO, além de ser passível de outras penalidades prevista nas leis do jogo e deste regulamento. 

Art.31 A equipe que provocar um WO para benefício próprio ou de outrem, será excluída do torneio e suas atletas não poderão participar do torneio em edições futuras por um período de dois (02) anos. O clube ou entidade a qual a equipe pertença, será comunicado sobre o ato antidesportivo.

Art.32 Todos os participantes desta competição (jogadoras, técnicos, diretores, acompanhantes, etc.) serão considerados conhecedores deste regulamento, devendo respeitá-lo e sendo punidos os que venham transgredi-lo em qualquer um de seus dispositivos legais.

Art.33 O participante da competição, seja atleta ou dirigente, se desqualificado de um jogo, poderá ficar suspenso na partida seguinte em que sua equipe for participar.

Parágrafo único: Caso a desqualificação seja ocasionada por motivos de agressão a árbitros, atletas, etc., os infratores serão eliminados da competição e ainda ficarão passíveis das sanções impostas pela justiça comum, em conformidade com o código penal, e ou código civil. 

 Art. 34 As atletas individualmente e a equipe como um todo, que for excluída da competição por motivos de violência física ou verbal contra a equipe de arbitragem, funcionários e membros da organização, não poderão participar do Torneio da Amizade em todas as edições seguintes.

Art.35 Todas as partidas do Torneio serão dirigidas por árbitros pertencentes à Associação de Árbitros ou por ela indicados ao Comitê Técnico.

Parágrafo único: O árbitro será a autoridade máxima dentro do campo de jogo.  De seus atos e decisões não caberão Recursos.

Art.36 Os recursos deverão ser apresentados ao representante do Comitê Técnico, em até uma hora após a partida onde os fatos ocorreram. Após esse prazo, o resultado estará automaticamente homologado, não cabendo mais representação.

§ 1º Caberá exclusivamente ao impetrante o fornecimento de provas das irregularidades denunciadas.

§ 2º Não serão apreciadas representações que não forem firmadas pelo Responsável da equipe junto aos Organizadores do Evento.

§ 3º A Organização do Torneio não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas ou dirigentes antes, durante ou depois de qualquer jogo.

Art.37 Será constituída a Comissão de Justiça Disciplinar da competição, para julgamento de transgressões e recursos.

X - Das Disposições Gerais:

Art.38 A ORGANIZAÇÃO DO TORNEIO DA AMIZADE se reserva no direito de admitir e no direito de excluir da competição qualquer equipe que infrinja ou altere gravemente o desenvolvimento da mesma.

Art.39 Os casos omissos neste Regulamento Geral e nas demais normas e regras que regem o voleibol serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

                                         Prof. Lourival Faria

                                         Coordenador Geral



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